Diálogo: família, escola e comunidade.

22/03/2024

Diálogos: família, escola e comunidade

 

Inscrição para participação: Formulário de Inscrição até 01 de abril.

No mês de março, encerramos o ciclo de reuniões coletivas  quando apresentamos às famílias os objetivos de trabalho com todas as nossas turmas, no semestre ou trimestre e, também, algumas das características da faixa etária e de grupos-classe. Essas reuniões são importantes para as famílias acompanharem os aprendizados de seus filhos e filhas, entenderem as escolhas curriculares da escola e a nossa metodologia de trabalho.

A coordenação da escola está sempre disponível para conversar com as famílias, individualmente, sobre outras questões que estejam vivenciando na educação de seus filhos e filhas. Entretanto, temos observado que algumas destas questões estão sendo vivenciadas em um grupo significativo de famílias.

Como supervisionar crianças e jovens no uso de eletrônicos? E quais os efeitos      do uso excessivo? A entrada na adolescência significa experimentação e risco? Como dar autonomia e definir as responsabilidades? Como formar crianças e jovens anticapacitistas e antirracistas?

Por isso, convidamos as famílias para que venham conversar entre si e com a escola sobre esses temas. A proposta é criar um espaço de diálogo e de troca de experiências     , com a mediação de educadores do Colégio. Acreditamos que este espaço será significativo para as famílias refletirem sobre alguns desafios  enfrentados na educação de suas crianças e jovens. Afinal, o aprendizado da paternidade e da maternidade não está pronto e não se constitui apenas com o nascimento das crianças, mas     se dá cotidianamente, a partir da relação com elas.

Nosso encontro será no dia 06 de abril, sábado, às 8h30, com um café da manhã. Às 9h, os participantes      receberão as boas-vindas e orientações sobre a organização do evento. Às 9h30,  início das conversas nos grupos, com duração, aproximada, de duas horas. Às 11h30, na quadra,  teremos uma atividade coletiva de fechamento do “Diálogos”. O encerramento está previsto para 12h.

Sabemos que todos estes temas são importantes e que a escolha por um deles pode ser difícil, mas o pedido é que, se puderem estar conosco nesse dia,  definam qual irão participar. Como consideramos passar a organizar eventos como esse todos os anos, em nova oportunidade será possível compartilhar sobre outra temática. Importante ressaltar que a questão da educação antirracista estará presente em todos os grupos, como um tema transversal, contando com contribuição dos membros da Comissão Antirracista.

Para quem puder ficar mais tempo, os estudantes da 3ª série vão oferecer uma macarronada para o almoço e, à tarde, haverá um leilão de arte. O almoço e o leilão têm como objetivo arrecadar fundos para a viagem de formatura da turma

Seguem cronograma do dia. Solicitamos que você confirme sua presença e se inscreva em um grupo Formulário de Inscrição. O prazo para as inscrições é dia 01 de abril.

 

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Café da manhã 

Participantes: todos

Local: Pátio da cantina

 

9h – Abertura

Coordenação: Luciana Fevorini e Ausonia Donato

Local: Quadra ou Sala 23

 

9h30 às 11h30 – Conversa nos grupos     

Grupos de discussão: 

  1. Hábitos de adolescentes na internet e mediação parental (Para famílias do EFII):

 

Apresentação de dados sobre o uso de eletrônicos por crianças e jovens no Brasil e no Equipe. Troca em pequenos grupos sobre como familiares supervisionam o uso. Socialização das conversas e sistematização pela escola com orientações gerais para um bom uso de eletrônicos.

 

Coordenação: Mariana Doneux e Luciana Fevorini

 

  1. O uso de telas pelas crianças e as consequências para seu desenvolvimento      (para famílias da EI e do EFI):

 

Apresentação das reflexões feitas pela coordenação a partir do estudo do livro “Intoxicações Eletrônicas – O sujeito na era das relações virtuais”, organizado por Angela Baptista e Julieta Jerusalinsky. Conversa sobre o acompanhamento e a mediação dos adultos do uso de eletrônicos pelas crianças.

 

Coordenação: Adriana Mangabeira (Drica),  Luciana Gamero e Flávio Cidade

 

  1. Adolescências e Vulnerabilidades:

 

Apresentação do trabalho que é feito entre a 1ª e a 3ª séries do Ensino Médio. Roda de conversa a partir da leitura de material produzido pelos estudantes.

 

Coordenação: Graça Totaro e Sílvio Hotimsky

     

 

  1. Educação Inclusiva: como educar crianças  anticapacitistas?

Apresentação do Coletivo de Familiares Atípicos do Colégio Equipe. Iremos discutir e apresentar o livreto “Como educar crianças anticapacitistas?”, escrito por Mariana Rosa e Karla Garcia Luiz.

Mariana Rosa, ativista e pesquisadora no campo das diferenças e desigualdades na Educação, da inclusão escolar e do exercício da alteridade. 

Karla Garcia Luiz, psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 2015 e 2023). É mulher e mãe com deficiência, pesquisadora, palestrante e ativista na área dos Estudos Feministas da Deficiência.

      Coordenação: Leonardo Golodne e Joana Elkis

 

  1. Por que devemos falar sobre masculinidades? Reflexões necessárias sobre nossa construção como pessoas.

 

Neste encontro iremos abrir caminho para construção de espaços seguros e sinceros de trocas, com rodas de conversas francas sobre assuntos delicados, mas vitais, na construção social de nossos filhos e filhas. Apresentaremos um trecho do documentário ‘Silêncio dos Homens’, que nos mostra a importância de grupos de debates para jovens nas escolas. Depois será feita uma dinâmica simples e rápida, que tem o objetivo de mostrar a profundidade e o impacto desses debates em formato de rodas de conversas. Ao final, iremos propor periodicidade e temas que podemos trabalhar com os jovens e com os pais / mães, no decorrer do ano vigente.

Um debate aberto, franco, sobre como a pauta da masculinidade está, direta ou indiretamente, ligada a diversos outros assuntos urgentes, como: antirracismos, violências de gênero, vícios, pornografia, anticapacitismo, dentre outros.

 

Coordenação: Manoel Pinto e Iza Anacleto

 

11h30 – Encerramento coletivo     

Participantes: todos

Local: Quadra

Diálogo: família, escola e comunidade.

22/03/2024

Diálogos: família, escola e comunidade

 

Inscrição para participação: Formulário de Inscrição até 01 de abril.

No mês de março, encerramos o ciclo de reuniões coletivas  quando apresentamos às famílias os objetivos de trabalho com todas as nossas turmas, no semestre ou trimestre e, também, algumas das características da faixa etária e de grupos-classe. Essas reuniões são importantes para as famílias acompanharem os aprendizados de seus filhos e filhas, entenderem as escolhas curriculares da escola e a nossa metodologia de trabalho.

A coordenação da escola está sempre disponível para conversar com as famílias, individualmente, sobre outras questões que estejam vivenciando na educação de seus filhos e filhas. Entretanto, temos observado que algumas destas questões estão sendo vivenciadas em um grupo significativo de famílias.

Como supervisionar crianças e jovens no uso de eletrônicos? E quais os efeitos      do uso excessivo? A entrada na adolescência significa experimentação e risco? Como dar autonomia e definir as responsabilidades? Como formar crianças e jovens anticapacitistas e antirracistas?

Por isso, convidamos as famílias para que venham conversar entre si e com a escola sobre esses temas. A proposta é criar um espaço de diálogo e de troca de experiências     , com a mediação de educadores do Colégio. Acreditamos que este espaço será significativo para as famílias refletirem sobre alguns desafios  enfrentados na educação de suas crianças e jovens. Afinal, o aprendizado da paternidade e da maternidade não está pronto e não se constitui apenas com o nascimento das crianças, mas     se dá cotidianamente, a partir da relação com elas.

Nosso encontro será no dia 06 de abril, sábado, às 8h30, com um café da manhã. Às 9h, os participantes      receberão as boas-vindas e orientações sobre a organização do evento. Às 9h30,  início das conversas nos grupos, com duração, aproximada, de duas horas. Às 11h30, na quadra,  teremos uma atividade coletiva de fechamento do “Diálogos”. O encerramento está previsto para 12h.

Sabemos que todos estes temas são importantes e que a escolha por um deles pode ser difícil, mas o pedido é que, se puderem estar conosco nesse dia,  definam qual irão participar. Como consideramos passar a organizar eventos como esse todos os anos, em nova oportunidade será possível compartilhar sobre outra temática. Importante ressaltar que a questão da educação antirracista estará presente em todos os grupos, como um tema transversal, contando com contribuição dos membros da Comissão Antirracista.

Para quem puder ficar mais tempo, os estudantes da 3ª série vão oferecer uma macarronada para o almoço e, à tarde, haverá um leilão de arte. O almoço e o leilão têm como objetivo arrecadar fundos para a viagem de formatura da turma

Seguem cronograma do dia. Solicitamos que você confirme sua presença e se inscreva em um grupo Formulário de Inscrição. O prazo para as inscrições é dia 01 de abril.

 

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Café da manhã 

Participantes: todos

Local: Pátio da cantina

 

9h – Abertura

Coordenação: Luciana Fevorini e Ausonia Donato

Local: Quadra ou Sala 23

 

9h30 às 11h30 – Conversa nos grupos     

Grupos de discussão: 

  1. Hábitos de adolescentes na internet e mediação parental (Para famílias do EFII):

 

Apresentação de dados sobre o uso de eletrônicos por crianças e jovens no Brasil e no Equipe. Troca em pequenos grupos sobre como familiares supervisionam o uso. Socialização das conversas e sistematização pela escola com orientações gerais para um bom uso de eletrônicos.

 

Coordenação: Mariana Doneux e Luciana Fevorini

 

  1. O uso de telas pelas crianças e as consequências para seu desenvolvimento      (para famílias da EI e do EFI):

 

Apresentação das reflexões feitas pela coordenação a partir do estudo do livro “Intoxicações Eletrônicas – O sujeito na era das relações virtuais”, organizado por Angela Baptista e Julieta Jerusalinsky. Conversa sobre o acompanhamento e a mediação dos adultos do uso de eletrônicos pelas crianças.

 

Coordenação: Adriana Mangabeira (Drica),  Luciana Gamero e Flávio Cidade

 

  1. Adolescências e Vulnerabilidades:

 

Apresentação do trabalho que é feito entre a 1ª e a 3ª séries do Ensino Médio. Roda de conversa a partir da leitura de material produzido pelos estudantes.

 

Coordenação: Graça Totaro e Sílvio Hotimsky

     

 

  1. Educação Inclusiva: como educar crianças  anticapacitistas?

Apresentação do Coletivo de Familiares Atípicos do Colégio Equipe. Iremos discutir e apresentar o livreto “Como educar crianças anticapacitistas?”, escrito por Mariana Rosa e Karla Garcia Luiz.

Mariana Rosa, ativista e pesquisadora no campo das diferenças e desigualdades na Educação, da inclusão escolar e do exercício da alteridade. 

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      Coordenação: Leonardo Golodne e Joana Elkis

 

  1. Por que devemos falar sobre masculinidades? Reflexões necessárias sobre nossa construção como pessoas.

 

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Local: Quadra

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

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